Os brócolos pertencem à mesma família dos espinafres e couves-de-bruxelas e faz lembrar a couve-flor. Podem ser consumidor crus ou cozidos e os crus contêm uma maior concentração de vitaminas e nutrientes. Aqui ficam 10 dos seus benefícios:
1. Pele
Tal como outros vegetais de cor verde, os brócolos fazem maravilhas ao aspecto da sua pele pela sua concentração de vitaminas, anti-oxidantes, minerais e fibras. Ricos em anti-oxidantes tais como as vitaminas C e E, protege e repara a pele de agressões externas como os radicais livres. Comer brócolos faz com que a sua pele se renove mais rapidamente dando uma aparência mais jovem à pele. As vitaminas A e K, os ácidos gordos omega 3 e os aminoácidos fazem a sua pele irradiar saúde.
Os brócolos são ainda extremamente eficazes na protecção contra os raios ultra-violetas, mais do que usar protector solar! O extracto de brócolos quando aplicado na pele é absorvido pelas células produzindo enzimas protectoras da pele. Isto deve-se a uma substância chamada sulforano que reduz a vermelhidão e inflamação causadas pela exposição solar. E ainda tem o benefício de evitar colocar na pele todas as substâncias químicas dos protectores solares.
3. Cabelo
Os vegetais de folha verde escura como os brócolos fazem maravilhas pelo seu cabelo. As vitaminas A, C, B5 e B12, ferro, zinco e silica dão força aos cabelos desde a raiz.
As propriedades dos brócolos fazem o cabelo crescer mais e melhor e estimulam a produção de "sebum", um óleo que actua como um hidratante natural do cabelo dando-lhe brilho e deixando-o sedoso.
4. Sistema Imunitário
Juntamente com os benefícios para a pele e o cabelo, estão os benefícios para a saúde. A vitamina C, o beta-caroteno e outras vitaminas e minerais tais como selénio, zinco e fósforo presentes nos vegetais de folha verde como os brócolos melhoram o seu sistema imunitário.
5. Propriedades anti-cancerigenas
Inúmeros estudos provaram que o consumo de brócolos ajuda a prevenir o cancro, principalmente o cancro da mama e do utero. Certas propriedades dos brócolos removem o estrogénio que causam cancro.
6. Coração saudável
Os brócolos contêm fibras, ácidos gordos saudáveis e vitaminas que regulam a pressão arterial e reduzem o mau colesterol. Protegem os vasos sanguíneos e previnem os ataques cardíacos.
7. Sistema nervoso
O potássio presente nos brócolos ajuda a manter um sistema nervoso saudável e a um funcionamento saudável do cérebro.
8. Visão
Os brócolos promovem uma visão saudável devido à presença de vitamina A que ajuda a retina a absorver luz. As propriedades dos brócolos também previnem as cataratas mais tarde na vida.
9. Desintoxica o corpo
Desintoxicação (ou detox) é o processo pelo qual o corpo elimina resíduos. Poucos vegetais e frutas têm esta propriedade e os brócolos são um dos poucos que a tem. Os brócolos contêm nutrientes que ajudam a eliminar os resíduos que o corpo não necessita. Portanto se decidir beber sumos desintoxicantes inclua os brócolos na receita.
10. Ossos saudáveis
Os brócolos são uma excelente fonte de cálcio, mais ainda do que os productos lácteos. Ajudam a prevenir a osteoporose, principalmente na gravidez ou depois da mesma, devido à falta de cálcio nas mulheres grávidas. Consumir brócolos diariamente é uma excelente forma de prevenir deficiência de cálcio. Os brócolos contêm ainda ácido fólico e ferro, que ajuda a prevenir a anemia.
Dicas para comprar e manter os brócolos:
É importante escolher bem os brócolos que compra, certificando-se que o vegetal é compacto e firme e a cor é toda de um verde uniforme sem partes amareladas ou esmagadas.
Deve ser guardados sem serem lavados no frigorífico o máximo de 10 dias e só sem serem lavados quando os vai consumir.
Dicas para comer os brócolos:
Os brócolos podem ser consumidor crus ou cozidos.
Podem ser adicionados a sumos de vegetais crus, ou então consumidos em sopa, salteados na frigideira com azeite e alho, adicionados a pizzas vegetarianas, saladas, pratos de massas ou omoletes. Pode ainda ser cozido e servido com queijo derretido em cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário