Os 5 piores alimentos processados

Devido a uma vida muitas vezes corrida, temos tendência a deixarmo-nos levar pela tentação dos alimentos processados, pela facilidade e conveniência. No entanto, os alimentos processados não são inofensivos e causam muitos danos à nossa saúde. Saiba quais são os 5 piores:

1. Refeições congeladas



É só pôr no micro-ondas, 5 min. e já está, uma refeição com bom aspecto e cheirosa. Se virar a embalagem ao contrário e ler a lista de ingredientes, verá que demora mais tempo a lê-los todos do que propriamente a comer a refeição... Pior, a maior parte deles nem sequer os consegue pronunciar em voz alta! Estas refeições congeladas estão carregadas de sal, sódio, preservantes e ingredientes artificiais. A maior parte das vezes, têm falta de nutrientes saudáveis - ou têm uma % muito baixa.

2. Alimentos refinados



Aos alimentos refinados são-lhes retirados muitos nutrientes durante a refinação (branqueamento), incluindo vitaminas, minerais, anti-oxidantes e fibras (encontrados nos alimentos completos antes do processo de refinação). Se possível limitar ao máximo ou evitar alimentos refinados como pão branco, arroz branco, massa branca e comidas feitas a partir de alimentos refinados: cereais, bolachas, donuts, bolos, etc. Consumir muitos alimentos refinados pode elevar os triglicéridos e aumentar a inflamação no corpo. Prefira os verdadeiros alimentos inteiros (integrais).

3. Margarina


Muitas pessoas pensam que a margarina é uma escolha saudável pelo menos quando comparada com a manteiga. Na realidade não podia estar mais longe da verdade. Enquanto ambas contêm gorduras saturadas, a margarina é pior para a saúde pois contém gorduras transgênicas. As gorduras trans elevam o mau colesterol (LDL) e baixam o bom colesterol (HDL) e têm sido relacionadas com um risco maior de enfarte, ataque cardíaco e diabetes do tipo 2.

3. Carnes processadas


Variados estudos têm demonstrado a relação entre o consumo de carnes processadas e uma maior chance de se desenvolver doenças cardiovasculares e cancro do cólon e pâncreas, podendo levar a morte prematura. Muitas carnes processadas contêm nitritos de sódio que se podem transformar em substâncias cancerígenas no nosso corpo.

Se tem dúvidas quanto ao que significa uma carne processada, aqui fica a explicação: qualquer carne que tenha tido feita mais alguma coisa além de ter sido cortada ou temperada, é considerada uma carne processada. A maior parte da carne que compra na charcutaria e que vai para as sandes, comprada "à fatia" ou já embalada, são carnes processadas: salsichas, bacon fumado, presunto, carne salgada enlatada, entre outras.

Se não quer deixar de consumir totalmente estas carnes, pelo menos reduza-as ao máximo e em ocasiões especiais: um "hot dog" numa saída à noite, uma pizza numa festa de anos, etc. Comer este tipo de carnes em situações muito pontuais não o farão doente, já o mesmo não se pode dizer de as consumir regularmente.

4. Refrigerantes



Os refrigerantes fazem mais mal do que se possa pensar, e os light ou diet não são mais inocentes. Além das calorias vazias e de provocar excesso de peso, podem aumentar as chances de contrair cancro do pâncreas, mesmo se consumir "apenas" 2 refrigerantes por semana! Pode aumentar também as chances de contrair diabetes ou doenças cardíacas e o aspartame nos refrigerantes light ou diet pode provocar danos nas células cerebrais e problemas de visão. Prefira beber água, sumos naturais ou chá durante o dia.

Como evitar os alimentos processados?

Muitas pessoas acham difícil evitar comprar alimentos processados, seja pela atracção visual que estes exercem (a indústria alimentar e o marketing encarregam-se de os tornar bem atractivos e inocentes ao olho do consumidor) ou pelo facto de não conseguirem perceber se um alimento é processado ou não.

Uma dica simples consiste em limitar as suas compras no hipermercado à zona dos legumes e frutas, escolhendo assim alimentos frescos, naturais sem nenhum ingrediente artificial adicionado. Nas restantes zonas do hipermercado, leia os ingredientes nas embalagens, se tiver algum ou alguns que não consiga pronunciar em voz alta ou que não reconheça, deixe o produto ficar na prateleira.





Sem comentários:

Enviar um comentário