Todos temos fibras vermelhas e brancas, no entanto umas pessoas têm mais dum tipo que do outro. Saber qual o seu tipo é fundamental pois ambos requerem diferentes tipos de exercício. Por exº um maratonista, ou seja, um desportista que pratica um desporto de média intensidade e longa duração, tem mais fibras vermelhas (também conhecidas por fibras do tipo I). O seu metabolismo é o aeróbico, tendo em vista a grande quantidade de mitoôndrias, produzindo muito ATP, o qual eprmite que o músculo seja utilizado para trabalhos de resistência.
Por outro lado, um corredor velocista tem mais fibras brancas no seu corpo (também conhecidas por fibras do tipo II). Estas fibras possuem uma proliferação de enzimas ligadas ao metabolismo anaeróbico, que ocorre no interior das fibras. Elas são mais usadas quando o indíviduo exerce axtividades de curta duração e com alta intensidade. Velocidade e força são também relacionadas a esse tipo de fibras.
Corredor maratonista / Corredor velocista
Quando uma pessoa tem mais fibras brancas esta tem mais tendência a ganhar mais gordura do que uma pessoa com mais fibras vermelhas, já que a fibra do tipo II não gasta muita energia quando se encontra em repouso.
As pessoas com mais fibras vermelhas resistem mais ao cansaço, mas têm mais dificuldade em ganhar massa muscular. Não engordam com muita facilidade e mantêm mais o peso, em diferença às pessoas com mais proliferação de fibras brancas, as quais podem ganhar peso e perder a forma física rapidamente.
Como posso saber se tenho mais fibras brancas ou vermelhas?
A única forma de saber é através duma biópsia, mas caso faça exercício regularmente ou vá começar a fazer, a forma de o saber é experimentar vários tipos de exercício diferente e ver quais lhe trazem mais resultados (e normalmente mais prazer também)!
Exercícios para que tem mais fibras vermelhas: Aconselha-se exercícios cardio de intensidade baixa a moderada e de longa duração (no mínimo mais de 30 min.). Aconselha-se também musculação com peso moderado e mais repetições.
Exercícios para quem tem mais fibras brancas: Aconselha-se exercícios cardio de alta intensidade e curta duração. Os chamados exercícios intervalados ou HIIT (High Intensity Interval Training) são excelentes para quem tem este tipo de fibras, pois em 20 ou 30 min. vai aumentar MUITO o metabolismo, continuando a queimar calorias por muitas horas depois do treino terminar, o que é óptimo pois as pessoas com mais fibras do tipo II têm mais facilidade em engordar. Aconselha-se musculação com mais peso e menos repetições.
Portanto, experimente diferentes tipos de exercício e aprenda a observar e a conhecer o seu corpo e a ver como reage.
Sem comentários:
Enviar um comentário